Hoje tivemos o Lotusphere Comes to You aqui em São Paulo. Pelos feedbacks informais ao longo do evento, tivemos sucesso em passar nossa mensagem para os participantes. Fiquei muito feliz com a presença de muitos clientes e parceiros de negócio.
Para mim os pontos altos do evento foram
. A apresentação da FIAP : muito interessante a visão que eles tem sobre a adoção de Lotus Connections num contexto de preparação dos alunos para a realidade do mercado de trabalho. Ao estimular o uso de da plataforma de software social, estão preparando os alunos para o auto-estudo, o relacionamento em times, e outros paradigmas cada vez mais presentes no mundo corporativo. Para mim é um excelente exemplo de como o mesmo conceito (fomento ao auto-estudo e ao aprendizado contínuo dentro das organizações) pode ser aplicado por empresas de todos os setores.
. A apresentação da Polícia Militar de São Paulo : simplesmente fantástico ver como eles perceberam o valor agregado das funções nativas do Notes para a implementação da aplicação que é utilizada em todo o estado no contexto da inteligência da polícia. Super interessante ver os dados reais que eles apresentaram sobre os ganhos obtidos com o upgrade do Domino onde roda a aplicação para a versão 8.5.1. Nada menos do que 85% de redução no tamanho da base da aplicação. E, para completar, estão agora evoluindo a aplicação para tirar proveito de XPages e aprimorar ainda mais a interface para os usuários.
Novamente meu muito obrigado a todos os participantes, e em especial a FIAP e a PM pela brilhante apresentação com que nos brindaram hoje.
Nesta quinta repetiremos a dose no Rio de Janeiro. Não teremos o caso da PM de São Paulo, mas teremos uma visão dos ganhos obtidos com o upgrade do Domino no BNDES.
Prometo que assim que passar o evento do Rio posto a minha apresentação aqui no blog.
Como sempre, feedbacks são muito bem vindos!
Bom dia Mario, estive no evento da IBM, ontem, e realmente fiquei impressionado com a qualidade e com o cuidado que sua empresa tem para os clientes. Parabéns aos palestrantes também, pois nos deram uma visão bastante abrangente sobre como uma plataforma colaborativa pode trazer ganhos reais às empresas e instituições.
Para finalizar meu post, gostaria de saber se as apresentações feitas durante o evento, principalmente a da IDC, serão de domínio público e em caso positivo, por favor postar o link.
Obrigado e mais uma vez parabéns à IBM pelo Lotusphere.
Marcos.
Posted by: Marcos Costa d Avila | March 24, 2010 at 07:55 AM
Mario, estive no evento ontem, acho que todos os presentes ficaram impressionados com as apresentações, uma qualidade fantástica! parabéns para toda a equipe, continuem com o ótimo trabalho!
Posted by: George Araujo | March 24, 2010 at 01:35 PM
Olá Mario! Como carioca, fico feliz em saber. Se o evento no Rio foi só a metade do que foi em São Paulo, tenho certeza que já terá sido um grande sucesso.
Obrigado pela iniciativa e pela qualidade de organização - ficou profissional.
Seguem alguns feedbacks e sugestões:
- A palestra da Argentina do IDC (creio que se chamava Mariana) ficou ligeiramente cansativa para muitos devido ao idioma. Precisamos de mais números e nomes de clientes. Ótimo mostrar números da base R8+ aumentando, e valores da concorrência.
- Foi bom focar no fato de que o ambiente do cliente não tem que mudar: ele usa o que quiser: Mac, Servidor zLinux, iPhone - o importante é que nosso software está presente e disponível em tudo. Um pouquinho só a mais de foco no Symphony para tirar Marketshare da MS - citar recursos das macros VB rodando, pois é isso que ainda segura muitos clientes.
- Excelente a oportunidade de mostrar o case de sucesso do cliente FIAP, e desmistificar os custos de software livre; porém, talvez devesse ter um foco só um pouquinho mais técnico em mostrar o que foi feito na solução - quem sabe uma tela do design fosse suficiente. A palestra da FIAP devia ser mais "focada". Acho que o excesso de perguntas não agregaram muito valor aqui.
- Excelente almoço! As mesas redondas promoveram interação. Apresentadores como você, o Djalma, o Lourenço "poderiam" se sentar estrategicamente em mesas distribuídas afim de "promover networking".
- Clientes querem saber mais o que é ter o Traveller e softwares em dispositivos móveis - vamos demonstrar isso melhor, quem sabe até em stands. Queria ver um Blackberry rodando algo para ver se era melhor que o meu Symbian e o vendedor não sabia o que era Traveller!
- A Palestra Notes e Domino a serviço da comunidade teve alguns momentos um pouco "auto-ajuda".
- Ver a PM falando do seu sistema junto a Masterdom foi fantástico. Cases de R8.5 são oportunidades de vendas de "modernização", pois ele foi o mais inovador desde do R5.
- Gostei muito de ver o novo panorama Lotus - o projeto Vulcan encantou os clientes e jovens iniciados. Exibir o OpenNTF e o Lotus Catalog foi perfeito.
- Senti que teve gente que não entendeu o LotusLive. Deveria ter sido explicado antes conceitos. As pessoas de setores da velha economia, de Sectors como Retail, Industrial e alguns GB não sabem conceitos como SaaS e Cloud - cuidado. É uma oportunidade de colocá-los no futuro e vender consultoria na implementação.
- Promover maior interatividade dos expositores nos estandes, não só com clientes, mas com profissionais - quem sabe uma mesa redonda de soluções e publicações.
- Redução mínima no tempo das apresentações para uma apresentação com foco exclusivo em mostrar um resumo do que foi apresentado em Orlando.
- Sem querer ser "sexista", mas TI ainda e um mercado com grande proporção masculina - a maior critica que se ouvia na saída era de homens saindo com "bolsinhas". Camisas de material "Green" como a das bolsas, além de unissex representa um marketing indireto pelos seus usuários potenciais.
- Tragam mais clientes - senti que os auditórios podiam estar mais cheios. Deixe o "overbooking" acontecer, pois os índices de desistência e rotatividade tendem a ser altos.
- Apesar de inovador na projeção, o palco ficou escuro e o vídeo do apresentador na tela ficou péssimo. O pessoal da organização também não estava muito "sagaz" com os microfones para a platéia. Falou informação sobre infra-estrutura de internet sem fio, e pontos para carregar notebooks e acesso.
- Cadê o Washington em SP?
- Seria perfeito ter um cantinho meio "campus party" com gente mostrando soluções e brainstorm técnicos, com alguém fomentando e moderando, talvez, sobre soluções.
- A palestra final sobre soluções Web foi bárbara! Mostrar como o Portal se conecta fácil foi OK, porém, expliquem melhor o que é o tal Portal.
Excelente e oportuno evento! Balanço geral: uma pitada a mais de tecniquês, sem ficar chato para clientes que querem ver investimentos transformados resultados. Way to GO! Parabéns pela iniciativa! Como um entusiasta, fã da brand e também do vosso trabalho, podem contar comigo para o que for preciso! Será sempre um prazer ajudar.
Fico a disposição para maiores esclarecimentos pessoalmente, ou através dos contatos, caso precisem.
Posted by: Bruno Grange | March 25, 2010 at 10:59 PM