Vou começar uma série de entradas no blog sobre um tema que sempre rende quando faço apresentações para clientes: Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis, ou SNA para os íntimos).
Antes de mais nada, a definição (adaptada do verbete da Wikipedia): A Análise de Redes Sociais é o estudo das relações que definem e formam redes sociais utilizando conceitos da Teoria de Redes, consistindo basicamente de "nós" (os indivíduos ou entidades da rede) e "ligações" (conexões entre as entidades da rede, representando um contexto específico: amizade, família, transações, etc.).
O grafo formado pelos "nós" e as "ligações" entre eles é chamado de diagrama de rede, com os nós representados por pontos e as ligações por linhas. Algo mais ou menos assim:
A análise de redes sociais não é um fenômeno novo. O primeiro "Sociograma" (grafo representativo de uma rede social) foi criado em 1930 por Jacob Moreno.
O que acontece é que, atualmente, com o fenômeno das Redes Sociais (na internet e também nas intranets e extranets de empresas em todos mundo), passamos a ter uma quantidade de dados muito rica para analisar.
Nos próximos posts vou explicar alguns conceitos básicos, descrever alguns casos práticos de uso e dar exemplos e dicas de como você pode executar sua própria análise de rede social.
Muito bom Mário. Que venha uma boa série de artigos.
Posted by: Kenio Carvalho | February 07, 2013 at 02:15 PM